A LAGARTA E A BORBOLETA: CANTANDO A DUAS VOZES

Autores

  • Débora Andrade Universidade Federal de São João del-Rei

Resumo

A inserção de repertório a duas vozes em aulas de música ou em ensaios de coro infantil pode significar um verdadeiro desafio para o professor, que, muitas vezes, escolhe canções de construções musicais complexas. Nesse contexto, esse trabalho sugere o ensino da canção, composta para esse fim, e a realização de uma sequência de atividades musicais, cujo objetivo é vivenciar, compreender e fixar os diferentes temas que se sobrepõem. Essa proposta pode ser desenvolvida em grupos de idades iguais ou mistas, pertencentes a diferentes contextos de ensino.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Andrade, Universidade Federal de São João del-Rei

Mestre em Música, Especialista em Educação Musical e Bacharel em Música/Regência pela Universidade Federal de Minas Gerais. Foi professora de música em escolas regulares, durante 5 anos, atuando desde o Maternal 3 até o Ensino Fundamental II. Atualmente é docente no Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de São João del-Rei, ministrando disciplinas da área de Educação Musical/Regência Coral Infantil.

Referências

BARTLE, Jean Ashworth. Sound Advice: becoming a better children´s choir conductor. New York: Oxford University Press, 2003.

BOECHAT, Bruno; SOBREIRA, Silvia. Ajudando a criança a encontrar sua voz cantada. In: SOBREIRA, Silvia (Org.). Se você disser que eu desafino... 1. ed. Rio de Janeiro: Unirio, Instituto Villa-Lobos, 2017.

BOURNE, Patricia. Inside the elementary school chorus: instructional techniques for the non-select children´s chorus. Dayton: Heritage Music Press, 2009.

CHAN, Thelma; CRUZ, Thelmo. Divertimento de Corpo e Voz. São Paulo: T. Chan, 2001.

CRUZ, Gisele. Canto, canção, cantoria: como montar um coral infantil. 2. ed. São Paulo: Sesc, 2003.

DWYER, Ruth. Harmony in sequence. In: LECK, Henry; JORDAN, Flossie. Creating artistry through choral excellence. Wisconsin: Hal Leonard, 2009.

FRANÇA, Cecília Cavalieri. Trilha da Música. Vol. 5. 1 ed. Belo Horizonte: Fino Traço, 2012.

FREIRE, Ricardo Dourado. Bodysolfege, a meaningful musical experience. In: International Society for Music Education World Conference, 28., 2008, Bologna. Proceedings […]. Bologna, 2008.

GOULART, Diana; COOPER, Malú. Por todo Canto: coletânia de exercício de técnica vocal. Rio de Janeiro: D. Goulart, 2000.

JARAMILLO, Alejandro Zuleta. Programa Básico de Dirección de Coros Infantiles. 1. ed. Bogotá: Ministerio de Cultura, 2004.

KIM, Rebecca Y. Cathy Berberian Biography. Disponível em: http://cathyberberian.com/biography/. Acesso: 25 maio 2018.

MÁRSICO, Leda Osório. A voz infantil e o desenvolvimento músico-vocal. Porto Alegre: Escola Superior de Teologia São Lourenço de Brindes, 1979.

PHILLIPS, Kenneth H. Teaching Kids to Sing. 2. ed. Boston: Schirmer, 2014.

RAO, Doreen. We Will Sing! Choral Music Experience for Classroom Choirs. New York: Boosey & Hawkes, 1993.

SCHIMITI, Lucy Mauricio. Regendo um coro infantil… reflexões, diretrizes e atividades. Revista Canto Coral, Brasília, n. 1, 2003.

______. O Ensaio. In: CRUZ, Gisele. Canto, canção, cantoria: como montar um coral infantil. 2. ed. São Paulo: Sesc, 2003.

VAILLANCOURT, Josée. Le développement de la voix chantée chez l´enfant et la formation des enseignants de musique: un lien manifeste. In: LEROY, Jean-Luc et al. La voix et l´education musicale: contribuition à la réflexion et à l´action pédagogique (II). Pascal Terrien e Jean-Luc Leroy (Org). Paris: L´Harmattan, 2012.

Downloads

Publicado

07-09-2019

Como Citar

Andrade, D. (2019). A LAGARTA E A BORBOLETA: CANTANDO A DUAS VOZES. Música Na Educação Básica, 9(10/11). Recuperado de https://revistameb.abem.mus.br/meb/article/view/184